Canais


Contato


+ Parceiros


Contador

Receber elogios é uma coisa completamente gratificante. Você andar pela rua, uma pessoa te para e fala: "Pô cara, eu acompanho seu trabalho! Muito bom!" ou então: "Seus textos são muito bons!!!" Ou talvez: "O filho do vizinho é a tua cara!". Não existe coisa mais gratificante para uma pessoa do que ser reconhecida pelo seu trabalho. Por exemplo a Bruna Surfistinha, que todo mundo conhece pelo seu trabalho.

Ontem eu recebi um elogio que me motivou muito. Hoje também recebi outro. Então queria fazer um texto sobre elogios! Não existem só os elogios do tipo: "Você tá lindo e você é um galã". Não sei nem se existem isso, pois nunca ouvi algum ser direcionado a mim. Existem no mínimo, 5 tipos de elogios.

O primeiro é o elogio falso. Você chega para sua amiga e fala:

- Oi querida! Emagreceu, hein?

Não, você não emagreceu. Você engordou de no mínimo 10 a 32kg. E o vestido da loja não faz você ficar mais magra, assim como o boné não diminui sua cabeça e o Papa não vai deixar de ser religioso se você falar que tem um filho dele. São mentiras para ter uma falsa impressão, um elogio cauteloso.

O segundo tipo é o elogio social. Aquele cara que a última coisa que pegou foi o ônibus pra ir plantar arroz sai de casa e vai pra uma balada cheia de mulheres filhas de pais que vendem discos, televisores e as almas. Com isso, ele usa o elogio social:

- Você é a garota mais linda dessa festa!

Sim, também concordo. Eu saí andando olhando pro rosto de uma por uma e pensando: "Não é a mais linda da festa". Atenção garotas, se algum cara chegar entrosando o assunto te elogiando, é o social. Que no caso vai ser anti-social mais tarde, pois na cabeça dele as metas planejadas não envolvem nenhum tipo de fala.


O terceiro elogio é o elogio inspirador. Aquele que faz a pessoa sair de casa desanimado e voltar todo contente. Dicas para um elogio inspirador, é você estar apaixonado. Assim, você vai pesquisar o nome da avó, tia, irmã, hobby, roupa íntima predileta, cor do vibrador, cor da peruca, dia de depilação e a idade correta da pessoa amada. Com isso, ela vai estar triste porque alguém morreu, a roupa íntima rasgou, o vibr... Bem, deixa pra lá. O fato é que você descobrindo isso pode usar a clássica mensagem subliminar:

- Não se preocupe. Deus leva uma avó, mas nos dá uma pessoa para ser amada que geralmente é a que levanta seu auto astral.

O quarto, e não menos importante, é o elogio invejoso. Pessoas usam o elogio invejoso para conseguirem ser melhor que você. Por exemplo uma loira fala para uma morena:

- Esse vestido é lindo!!!
- Obrigada, amiga. Comprei em Orlando, Flórida.
- Mas ele não fica bom em você não.
- Então fica pra você!

E o último é tão insignificante, tão imaturo e tão imprestável que é conhecido como elogio sincero. É o que faz você pensar mais do que se tivesse em uma aula de matemática. Pensar em matar a pessoa:

- Ae Brauner, seus textos são ótimos!
- Valeu cara! Preciso melhorar em algo?
- Só coisas básicas, tipo a grafia, a pronúncia, o layout, a cor do texto, o tema, o ritmo de ler, as rimas, a poetização geomartológica do século XXI, a cor do gráfico, o levantamento anual de peso pela somália, etc.


Busca




Parceiros

Publicidade


Categorias

Arquivos